Era Uma Vez Um Pinguinho – Projeto

Era Uma Vez Um Pinguinho - Projeto

Objetivos

Já imaginou crianças participando da publicação de um livro, com direito a ficha catalográfica, ISBN, lançamento e tudo mais? Já pensou na satisfação delas ao ver sua obra sendo publicada? Este projeto propõe a participação de crianças em idade escolar na ilustração e publicação do livro intitulado Era Uma Vez Um Pinguinho, com o intuito de alcançar os seguintes objetivos:

  • Incentivar a leitura e produção literária;
  • Conscientizar as crianças sobre a importância das diferenças de cada um e da necessidade de respeito a essa diversidade;
  • Contribuir para a formação de cidadãos autoconfiantes e de autoestima elevada;
  • Desenvolver um espírito de cooperação e de unidade entre as crianças;
  • Conscientizar as crianças para o fato de que cada um de nós tem seu valor e que nossa contribuição, pequena ou grande, é importante para a construção de nossa sociedade;

Sobre o Livro

Escrito por Wilson Pailo, Era Uma Vez Um Pinguinho é um poema que fala sobre diversidade, sobre a forma que cada um tem de ser e de se expressar, e que chama nossa atenção para o fato de que todos nós temos algo em comum: somos todos seres humanos. Essa diversidade é importante, uma vez que cada um tem sempre algo a aprender e algo a ensinar também. A diversidade possibilita o aprendizado mútuo e a evolução do indivíduo e da sociedade como um todo. Abaixo segue o texto de Era Uma Vez Um Pinguinho:

Era uma vez um pinguinho
que caiu sem quer.
A cor da tinta? Não importa!
E começou a escorrer
primeiro para baixo,
depois pra direita,
voltou a subir,
e, depois, para a esquerda,
formando um quadrado
de bom parecer.

Era uma vez um pinguinho
que caiu sem querer.
A cor da tinta? Não importa!
E começou a girar,
girar e girar…
e, assim, a escorrer,
escorrer e escorrer…
formando um círculo
de bom parecer.

Era uma vez um pinguinho
que caiu sem querer.
A cor da tinta? Não importa!
E ficou ali mesmo,
sem se mexer,
permanecendo um pinguinho
de bom parecer.

Era uma vez muitos pinguinhos
que caíram sem querer.
As cores das tintas? Não importa!
E cada um foi fazer…
foi sonhar…
construir…
se expressar…
escorrer…
cada um do seu jeito
como haveria de ser.
Mas,
tinham algo em comum
além do bom parecer,
você, por acaso,
saberia dizer?

Isso mesmo!
Eram todos pinguinhos
na essência do ser.

Sobre o Projeto

Mais que incentivar a leitura e a produção literária e a emoção de participar na publicação de um livro, este projeto busca contribuir para a conscientização sobre pertencer a um grupo ou comunidade, onde cada um tem sua importância e a capacidade de contribuir positivamente, desenvolvendo o espírito de colaboração e união em prol da realização de uma meta e alcance de um objetivo. Com apoio da coordenação pedagógica da escola, são desenvolvidas atividades de conscientização sobre a diversidade e sua importância, sobre o trabalho em equipe, o companheirismo, a solidariedade e o respeito mútuo. A ideia é que, durante as atividades, as crianças trabalhem com as seguintes questões:

  • Quem são os pinguinhos aos quais o livro se refere?
  • Cada um de nós é igual ao outro em aparência física?
  • Cada um de nós é igual ao outro na forma de pensar?
  • Cada um de nós é igual no modo de agir?
  • Todos nós somos bons em tudo, ou cada um tem habilidades diferentes?
  • O que aconteceria se todo mundo fizesse tudo igual ao outro, se todos soubessem sobre as mesmas coisas?
  • Por que, então, nossas diferenças são importantes?
  • Que tipo de coisas podemos ensinar aos outros ou, ao menos, dar exemplo?
  • Existe algo legal que você aprendeu com um amigo?
  • Valores que devemos cultivar: respeito; sinceridade; lealdade; honestidade; altruísmo; solidariedade; compaixão; compreensão; a Regra de Ouro.

Metodologia

Como essa publicação será possível? As crianças irão fazer suas ilustrações em uma folha de papel onde há um desenho em forma de gota ou “pinguinho”. Essas ilustrações serão posteriormente digitalizadas e diagramadas no corpo do livro, em páginas especialmente destinadas a isso (Vide Figura 1 e 2). Cada “pinguinho” terá em sua parte inferior o nome e turma de seu autor, a fim de que o trabalho de cada ilustrador possa ser identificado. Na capa irá constar a frase “Edição Especial Escola … – Ano de publicação”. O lançamento do livro irá ocorrer em um evento a ser realizado na escola.

Figura 1 – Tratamento de imagem

Figura 2 – Processo de diagramação.

Investimento

Depende da análise de cada caso, uma vez que o custo de cada livro varia de acordo com o número de crianças participantes, o que irá influenciar no número de páginas do livro e tiragem solicitada. O investimento depende, também, do tipo de acabamento do livros, sendo o tipo capa dura o normalmente recomendado.

Mais Informações

Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail contato@sjeditora.com.br e solicite uma visita de um dos membros de nossa equipe.

Desde já agradecemos seu interesse!

COMPARTILHE